DICAS EMÍLIA

"Sobre famílias, afetos e cuidado"

Madalena

Natália Gregorini

Livros da Matriz


Madalena é a história de uma menina e sua avó, um livro para observar demoradamente e entrar no tempo longo da narrativa de toda uma vida, daquilo que fica, que importa, que constitui. As ilustrações e as cores são parte fundamental dessa história apenas pontuada pelas memórias de uma narradora que revive momentos de afeto com sua avó. Um livro lindo e emocionante para todas as idades.

O nascimento de Celestine

Gabrielle Vincent

Ed. 34


Celestine é uma ratinha encontrada na lata de lixo por Ernest, um grande urso que trabalha na limpeza urbana. Com uma narrativa demorada entrecortada por desenhos rápidos em tons de sépia, a autora belga Gabrielle Vincent mergulha o leitor nos sentimentos desse urso que oferece os primeiros cuidados a um delicado bebê. O tempo longo do cuidado, as primeiras emoções, as desconfianças da sociedade, o amor e a resistência desse que deseja ser pai são um deleite para qualquer leitor.

Julián é uma sereia

Jéssica Love / trad. Bruna Beber

Boitatá


Este livro cheio de belas imagens nos apresenta Juilán e sua avó no trajeto cotidiano de pegar o transporte público e ir até a aula de natação. No caminho e na piscina, o garoto se encanta com a beleza das muitas mulheres com quem cruza e se imagina nesse universo de sonho e delicadeza. A avó o acompanha em sua imaginação e embarca na fantasia! Um livro sobre afeto, identidade, reconhecimento.

Gorila

Anthony Browne / trad. Clarice Duqye Estrada

Pequena Zahar


Nesta obra prima do grande autor inglês Anthony Browne, conhecemos um pouco da rotina de Hanna com seu pai, um homem bastante ocupado. A garota fica muito tempo sozinha e busca companhia no brinquedo que recebe de presente do pai. Mas sua imaginação a leva a lugares inesperados e a faz encontrar aquilo que mais deseja.

Sábado

Oge Mora

V&R0


Um sábado na vida de Ava e sua mãe pode ser muito comum não só pelos programas que incluem café da manhã, biblioteca, cabeleireiro, piquenique e teatro, mas também pelos imprevistos: cancelamento, chuva, demora, atraso. Com belas colagens ricas em detalhes, a autora norte-americana Oge Mora mostra a simples partilha de um dia em que mãe e filha podem ficar o tempo todo juntas. E isso é muito!

Quase ninguém viu

Aline Abreu

Jujuba


Com um texto poético e ilustrações que transportam o leitor para a Mata Atlântica, Aline Abreu conta a história de um sapinho que nasce em uma bromélia onde todos os outros são diferentes dele. Ele pula de flor em flor em busca de reconhecimento e, assim, pode encontrar mais do que procura. Um livro em que as cores, as formas e os traços narram com tanta poesia quanto as palavras. Um livro para deixar ecoar nos leitores a força dos afetos que nascem das diferenças e das identificações.